terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ite Missa Est
n.o 4
agosto de 2011
Liturgia e Personalidade (I)

Que espírito se objetivou na Liturgia (tradicional)? Quem vive neste espírito, que formação interior recebe, em que personalidade se transforma? É o espírito do Deus-Homem que fala a nos na Liturgia e através da Liturgia. Qual é a essência da liturgia e da personalidade bem como a formação da pessoa?Algumas características da Liturgia a respeito possam ajudar-nos a realizar a Liturgia com uma sensibilidade maior, com um olhar mais agudo pela sua profundidade inexaurível, sua figura clássica, a sua natureza perfeitamente orgânica. Com um sentido reaberto podemos descobrir a sua preferência incomparável sobre todas as outras formas de devoção.Antes de tudo, quanto à Liturgia dever-se-ia exclamar a todos a palavra de Jesus dirigida à mulher samaritana: O si scires donum Dei! – Oh se conhecesses o dom de Deus! O uso da palavra Liturgia não se refere a formas devocionais, como p.ex. o Rosário etc., mas designa, propriamente, a celebração do Sacrifício da Santa Missa, dos Sacramentos e Sacramentais, e do Breviário. O sentido primário da Liturgia, porém, é a adoração e o louvor de Deus, porque Deus contem toda a glória e santidade: Te Deum laudamus, Te Dominum confitemur... Na Santa Missa pedimos também de nos tornar participantes da Graça Divina.Os Sacramentos visam a inserção do homem na vida divina. Ao receber os Sacramentos, desejamos a santificação e a união com Deus. Mesmo que sejam necessárias certas atitudes da pessoa para o crescimento da vida divina em nos, a causa é sempre a ação gratuita de Deus.Embora que a Liturgia tenha uma eficácia pedagógica (e catequética), ela não deve ser entendida como pedagogia (ou catequese).A transformação da pessoa não é uma intenção expressa da Liturgia. Pelo contrario, ela é conseqüência de uma resposta de amor a Deus, sob os raios do sol dos valores, no esquecimento de si mesma. Na entrega à glorificação de Deus, no permanecer diante da Sua Glória, na alegria da existência de Deus, da Sua Glória, das Suas feitas acontece a mais profunda e orgânica transformação do homem no espírito de Cristo.Orando e sacrificando liturgicamente, i. é por Cristo, com Cristo, em Cristo glorificando a Deus, ficamos impregnados do espírito de Cristo, nos revestimos de Cristo. Assim a transformação acontece por si mesma, sem ser expressamente intencionada. A exposição das atitudes fundamentais, concretizadas objetivamente na Liturgia, significa um entendimento na Liturgia e no seu espírito que nos permite uma participação mais consciente e essencial.Na Liturgia se nos revela o rosto de Cristo; ela é o Cristo orante. E assim nos penetramos no grande mistério da adoração de Deus.Não nas formas diversas de devoção e práticas religiosas, mas exatamente na Liturgia desenvolve-se a vida divina em nos, recebida no Batismo. É que o homem, todo formado pelo espírito da Liturgia, se torna mais semelhante a Cristo.Não obstante que Deus seja livre de dar Seus dons como Ele quiser, a Liturgia, unida organicamente à oração interior e à ascese pessoal, é o caminho, por Deus dado, para assemelhar-se a Cristo.
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